X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

A Fórmula “Secreta” da Coca-Cola

A Fórmula “Secreta” da Coca-Cola
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

John Stith Penberton uma excelente farmacêutico criou em 1884 uma bebida alcoólica a base de grãos de Noz-de-cola, porém naquele tempo a bebidas com teor alcoólico não eram nada bem vistas o que dificultou muito a comercialização de seu inovador produto.

Um pouco da história da Coca-Cola …

John Stith Penberton uma excelente farmacêutico criou em 1884 uma bebida alcoólica a base de grãos de Noz-de-cola, porém naquele tempo a bebidas com teor alcoólico não eram nada bem vistas o que dificultou muito a comercialização de seu inovador produto. Porém ele percebeu que havia a moda das águas carbonadas, as pessoas misturavam sucos e xaropes a esse tipo de água para sentirem a agradável sensação de borbulhos na boca. Então passou a produzir sua bebida de coca com essa água carbonada acreditando que seria um enorme sucesso e que finalmente ele tornaria possível realizar o sonho de todo americano: Ficar Milionário.

Porém não aconteceu como ele esperava e decidiu vender sua fórmula para um outro farmacêutico, Frank Robinsonpor apenas $1750. Penberton soube produzir um excelente produto, mas não soube torná-lo conhecido.

Frank Robinson (que deu o nome Coca-Cola a esse produto) por sua vez também não foi bem sucedido na comercialização desta inovadora bebida gaseificada, vendendo-a por $2300 para um vendedor nato, Asa Griggs Candler, dono de farmácia e experiente comerciante. Asa conseguiu fazer com que a Coca-Cola se tornasse conhecida em todo o EUA em apenas cinco anos, algo fantástico considerando que não havia toda a tecnologia que temos hoje para divulgação. Ele conseguiu tudo isso utilizando técnicas de Marketing. Hoje a Coca-Cola é conhecida mundialmente.

Com toda certeza você está aqui lendo este artigo porque o título despertou a sua curiosidade em saber a tão misteriosa fórmula que a Coca-Cola guarda a “sete chaves” para que ninguém seja capaz de reproduzí-la. Porém quero lhe falar sobre a fórmula que ela utiliza, não as substância contidas neste líquido gaseificado de tão grande apreço de todos, mas de sua fórmula para não permitir que outra empresa de refrigerantes ocupe seu lugar.

Existe a teoria que diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço e como meu foco neste artigo é Marketing, quero fazer uso desta marca de refrigerante (Coca-Cola) bem como outras empresas de sucesso para abrir sua mente sobre a importância de fazer sua marca conhecida e jamais esquecida.

Já é sabido de todos que a Coca-Cola é conhecida mundialmente e seu reinado não foi abalado mesmo com a divulgação da famosa garrafa de Coca-Cola com um rato dentro.
Pense bem. Por que razão uma empresa tão famosa no mundo se preocuparia tanto em gastar fortunas com propagandas em diversas mídias? Se é tão famosa e aceita mundialmente, por que gastar tanto com publicidade?

Bom vou responder com uma simples ilustração:

Imagine você agora “de pé” em um ônibus lotado depois de um cansativo dia de trabalho. É lógico que sua vontade assim como a de outras pessoas na mesma situação que a sua é sentar-se no primeiro assento que ficar vago certo? Mas lembre-se: “dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço”. A Coca-Cola assim como as empresas que investem pesado em publicidade mesmo sendo muito conhecidas, agem assim para não deixarem seu “espaço” vazio, porque doutra maneira, será logo ocupado por outra empresa do mesmo ramo que estão “de pé” aguardando um lugar para assentar-se, e se houver oportunidade o melhor lugar é claro.

Muitos empresários pensam assim:

“Não precisamos fazer publicidade, já somos bastante conhecidos, e minha empresa está sempre cheia de clientes!”
O que eles não sabem é que com isso estão deixando um espaço privilegiado vazio e que outra empresa poderá ocupá-lo e confortavelmente convencendo seus clientes que os serviços oferecidos por eles são melhores, deixando assim sua empresa “de pé” nesta viagem.

Meu conselho à você pequeno, médio ou até mesmo grande empresário é:

“Comece pequeno mas pense grande.”
Vá ocupando os “assentos” vagos mais próximos possíveis de seus concorrentes na medida de suas possibilidades de investimento, e em alguns casos até mesmo acima de suas capacidades. Observe atentamente os “assentos” que seus concorrentes estão deixando vagos e ocupe os rapidamente. Que “assentos” ou espaços são esses?

1º – Site e blog da empresa: O quanto antes você investir em sua presença na internet maiores suas chances de se destacar quando alguém fizer uma pesquisa no Google por exemplo a procura de algo relacionado com os serviços prestados por sua empresa.

Agora aqui cabe um parenteses: Contrate um profissional para elaborar um site/blog de qualidade e bem otimizado. Fuja desses serviços de sites grátis ou muito baratos, pois o barato pode sair muito caro!

2º – Marque presença nas principais redes sociais utilizando estratégias específicas para cada uma delas de maneira a aproximar sua empresa com os usuários. Nada de ficar postando só coisas do tipo: compre isso, produtos com promoção tal, …

Acredite, isso na maioria dos casos não funciona!

3º – Marque presença também nas mídias impressas como: revistas, jornais e panfletos. Existe um público que não tem ou simplesmente não gosta de internet e não podemos deixar que outra empresa ocupe este lugar certo?

Bom existe muito mais sobre esse assunto, mas para que este artigo não fique muito longo e cansativo, irei abordar mais detalhes em outro momento.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para A Fórmula “Secreta” da Coca-Cola

Enviando Comentário Fechar :/